Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas

csm GPC2018A conferencia acontece nos dias 18 e 19 de setembro em Washington DC, e a Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas-ARAP foi convidada pelo Banco Africano de Desenvolvimento-BAD, um dos parceiros do evento, para partilhar a experiência sobre a evolução do processo de implementação da contratação pública eletrónica em Cabo Verde.

Subordinado ao tema “Em direção a fronteira digital”, o evento reúne especialistas internacionais e representantes de países e entidades reguladoras que irão apresentar e debater temas relevantes para a modernização das compras públicas na era da transformação digital.

Trata-se de um tema de grande interesse para Cabo Verde, dada a importância da implementação da contratação eletrónica, por conta do impacto que trará na redução da despesa publica, bem como em assegurar compras públicas sustentáveis. O maior desafio de Cabo Verde no que tange à implementação do Sistema Nacional de Contratação Pública é a operacionalização da plataforma eletrónica de compras públicas.

Para ARAP em particular, a implementação de um sistema eletrónico traduz em redução de custos operacionais de supervisão e auditoria, o que facilita a regulação da contratação publica por um lado, e por outro a promoção de uma maior transparência, e facilitando o acesso, de forma equitativa, a todos os interessados nos procedimentos. Assim, a ocasião será uma oportunidade para recolher experiências de outras entidades e países nesta matéria.

O evento fornecerá um fórum para a discussão e disseminação dos avanços tecnológicos nas compras públicas, onde os principais participantes de todo o mundo compartilharão as melhores práticas e onde poderão conhecer as últimas tendências sobre como a tecnologia está ajudando a alavancar as compras públicas em diferentes regiões.

O evento irá ainda acolher o lançamento da Metodologia revista para Avaliação de Sistemas de Compras (MAPS), seguido de um dia de reuniões separadas e fechadas para as diferentes redes regionais e pelo lançamento do novo grupo de trabalho sobre Compras na Economia Digital.

Em representação da ARAP estará a Presidente do Conselho de Administração, Carla Soares.

Informações sobre o evento pode ser encontrado em: http://gppc2018.com/web/home

 

Pin It