A ARAP esteve representada pela PCA Samira Duarte, no Webinar de partilha dos resultados sobre a avaliação do SNCP em Cabo Verde com a metodologia MAPS. O evento contou com o representantes do secretariado MAPS e representantes do Banco Africano de Desenvolvimento que é o financiador do Projeto.
Na sua apresentação a PCA da ARAP, frisou que é de suma importância para os intervenientes do Sistema Nacional da Contratação Pública a realização da referida avaliação e que a mesma contou com representação significativa de todos os Intervenientes do Sistema Nacional da Contratação Pública, de um comité de pilotagem aprovado pelo governo para apreciação e aprovação dos relatórios, com a representação do governo através da direção do plano e da sociedade civil.
Apontou igualmente que a escolha da metodologia MAPS não foi apenas uma decisão técnica, mas um compromisso político superior e ético. Tratatando-se de um modelo de referência internacional que permitiu avaliar o sistema de forma rigorosa e alinhada aos padrões globais, respeitando, ao mesmo tempo, as especificidades e os desafios da realidade Caboverdiana. Sendo que os passos que se seguem após a avaliação depende da capacidade de transformar as recomendações em ações concretas e sustentáveis.