Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas

img1

O evento que tem como tema “Financiar o desenvolvimento da África pós-COVID-19”, acontece em formato híbrido (presencial e virtual) durante os dias 2, 3 e 4 de dezembro do corrente ano.

Considerando o impacto multidimensional da pandemia COVID-19 no desenvolvimento de África, a conferência deste ano será uma ocasião para estimular a reflexão, sobre as formas e meios de expandir as fontes de financiamento do desenvolvimento de África de forma sustentável.

Perspetivas diversas estarão representadas na conferência, que contará com a presença de pesquisadores, formuladores de políticas, setor privado, instituições financeiras e bancárias, profissionais de diversos quadrantes, jovens e mulheres do continente africano e de todo o mundo.

Autores são convidados a submeter as comunicações nos seguintes subtemas e perspetivas:

1. Mobilização de recursos internos públicos e privados na era da revolução digital:

Neste subtema as comunicações devem privilegiar a análise do sistema tributário em África com base em diferentes dimensões (base tributária, espaço fiscal, eficiência, gestão de recursos naturais, setor informal, etc.) e no setor financeiro nacional. Será prestado especial interesse à análise da utilização da tecnologia digital para a mobilização de recursos internos públicos e privados, à mobilização de receitas de recursos naturais e aos impactos do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (ALCCA) nos sistemas fiscais.

2. Alavancagem do sistema financeiro internacional público e privado para o desenvolvimento de África:

Nesta perspetiva serão analisados o sobre-endividamento, a arquitetura e ferramentas financeiras internacionais (IDE, Direitos de Saque Especiais, APD, remessas, financiamento verde, risco soberano, etc.) e a extensão dos mercados de capitais internacionais para financiar o desenvolvimento da África.

3. Rumo a uma recuperação resiliente e a um desenvolvimento sustentável com um modelo de financiamento renovado:

Este subtema explora as possibilidades de criar um desenvolvimento mais resiliente através da proteção social e da inclusão do setor informal no quadro de financiamento do desenvolvimento de África.

Para consultar o calendário e demais informações sobre o evento consultar o site da Conferência e do Pro PALOP.

 

 

Pin It