
Enquadrado nas celebrações da Semana da Contratação Pública em Angola, o programa do evento incluiu entidades ligadas à contratação pública de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e ainda do Brasil.
Cabo Verde esteve representado pela sua entidade reguladora, ARAP em quatro dos seis painéis do programa. A Presidente do Conselho de Administração, Samira Duarte, esteve como oradora dos painéis sobre Desafios e perspetivas atuais da contratação pública nos PALOP apresentando a realidade existente em Cabo Verde cujo sistema nacional já é regulado há mais de década. No painel sobre Desafios e perspetivas legislativas da contratação pública nos PALOP, no caso de Cabo Verde tem-se avançado neste domínio e atualmente tem em curso a revisão legislativa possibilitando melhorar o quadro legal existente.
Já sobre o painel Contratação Pública Eletrónica-desafios e perspetivas, Cabo Verde tem pela frente a implementação da sua plataforma eletrónica de compras públicas que representa um instrumento para promoção da transparência aos processos aquisitivos, o qual diminui as barreiras físicas entre os intervenientes do Sistema Nacional da Contratação Pública.
A Administradora Nilda Gonçalves esteve no painel sobre o modelo de financiamento das entidades reguladoras, onde partilhou o modelo de financiamento da ARAP.
O Evento contou com a presença da Secretária do Estado angolano, bem como do Coordenador regional do Banco Africano de Desenvolvimento para aquisições públicas.