A PCA da ARAP, Samira Duarte participou num vídeo conferencia de partilha de experiências sobre contratação pública eletrónica.
Diminuição de custos, qualidade da internet, usabilidade, igualdade de acesso, assinatura digital e proteção de dados foram alguns pontos abordados no evento que contou com partilhas de Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Conforme o Código da Contratação Pública é objetivo do Estado de Cabo Verde implementar um sistema eletrónico de contratação pública, tendo em vista a tramitação dos procedimentos de formação dos contratos através de plataforma eletrónica. Tendo neste momento um espaço no site do Ministério das Finanças para a publicitação dos procedimentos e Planos Anuais de Aquisições.
Angola se mostra mais adiantada no que toca a contratação pública eletrónica tendo inclusive os processos de alienações/leilões tramitados eletronicamente.
No que toca aos países de língua portuguesa, é de referir que o Brasil é o Palop que há muito tempo implementou o sistema de contratação pública eletrónica, tendo inclusive apoiado a implementação do mesmo em Angola.