Decorre de 17 a 21 de junho uma ação de capacitação, no âmbito da implementação da plataforma eletronica de compras publicas, financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Esta formação que esta sendo ministrada pelos consultores internacionais da empresa que parametrizou a plataforma eletrónica da contratação pública, tem como objetivo habilitar os formandos com conhecimentos técnicos sobre o funcionamento e utilização da plataforma eletrónica, por forma a apoiarem a fase seguinte de formação que irá decorrer posteriormente de forma remota para as entidades adjudicantes.
Participam nesta formação colaboradores da Autoridade Reguladora das Aquisições Publicas (ARAP), da Unidade de Tecnologias de Informação e Comunicação (UTIC) do Ministério das Finanças, da Direçã Geral do Património e da Contratação Pública (DGPCP), como os futuros multiplicadores da ação formativa.
A abertura do evento aconteceu no dia 17 de junho, com a presença da Administradora da ARAP, Paula de Figueiredo Vieira, do Diretor Geral da DGPCP, Francisco Moreira e do Coordenador da UTIC, Dedier Lima.
Note que a plataforma da contratação pública é de uso obrigatório para todas as entidades adjudicantes e constitui um instrumento importante para desmaterialização e promoção da transparência dos processos de contratação pública. E, nesta ótica como um dos pilares para a melhoria do Sistema Nacional da Contratação Pública, contou com o financiamento do BAD no âmbito do projeto E-procurement and Assessment Assistence Project (E-PAAP).